Passe Livre Aeronautas
Seguem as regras atualizadas por empresa para utilização do Passe Livre
Conforme acordado com o Sindicato Nacional de Aeronautas, informamos os procedimentos gerais de uso do Passe Livre, bem como as soluções operacionais de cada empresa que o operacionalizar, em respeito ao acordo entre SNEA e SNA.
- Empresas que oferecerão e operacionalização o Passe Livre: ASTA, AZUL, GOL, LATAM, LATAM CARGO, LEVU, MODERN LOGISTICS, OMNI, SIDERAL, TOTAL, VOEPASS;
- Tripulantes que terão direito ao uso: tripulantes com contratos de trabalho ativos nas empresas: ASTA, AZUL, GOL, LATAM, LATAM CARGO, LEVU, MODERN LOGISTICS, OMNI, SIDERAL, TOTAL, VOEPASS;
ANEXO I – REGRAS DO PASSE LIVRE
Condições Gerais:
- A concessão de passe livre é exclusiva para voos domésticos, a favor de tripulantes com contrato de trabalho ativo e em escala de serviço, para início ou pós encerramento de jornada ou de viagem;
- Estão excluídos desse programa os aeronautas que estiverem de férias ou de licença assim como aqueles com o contrato de trabalho suspenso ou interrompido e os aposentados;
- Os tripulantes deverão, obrigatoriamente, se apresentar para embarque e viajar trajando o uniforme completo de sua empresa, ou traje social esporte, e identificados pelo crachá funcional (devendo retirar o crachá após o embarque) e documento válido de identificação com foto;
- Com a finalidade de garantir a antecipação de passe livre no portão de embarque, os seguintes critérios deverão ser observados pelos aeronautas:
- Estarem com o check in realizado no voo (para as empresas que empregam este procedimento);
- As movimentações de voo devem ser dentro do mesmo dia, mantendo origem, destino e conexões do voo original;
- Solicitação de maneira presencial ao agente responsável pelo embarque, diretamente no portão do voo que desejam antecipar/embarcar, com no mínimo 45 minutos de antecedência do ETD daquele voo;
- Os pedidos de antecipação serão atendidos observando-se a ordem de chegada do aeronauta (com a respectiva antecedência), no portão de embarque do voo que pretendem antecipar/embarcar e
- Entrarão na lista de espera do voo, ocupando o último ranking de priorização.
4.1 Os pedidos de antecipação podem ser negados quando:
- afetarem a OTP do voo;
- em casos de contigências operacionais nos aeroportos;
- quando afetarem a load sheet do voo.
- Será permitido no máximo 7 (sete) solicitações de reserva por voo, em cada empresa, na condição de stand by;
- A disponibilização do código de reserva ou realização de check-in não garantem o embarque;
- Os tripulantes eletivos serão posicionados no último ranking de priorização, de acordo com a política interna de cada empresa;
- A prioridade será, sempre, dos tripulantes da própria empresa na mesma situação;
- A prioridade de embarque do tripulante usuário do passe livre será pela ordem de criação da reserva ou comparecimento no check in/gate, conforme regra de cada empresa.
- O direito ao passe livre é pessoal e intransferível;
- A empresa aérea transportadora informará à empresa empregadora qualquer situação de embaraço ou mau uso do passe livre pelos aeronautas;
- A concessão do passe livre é uma liberalidade das empresas e não tem natureza salarial, não integrando a remuneração do aeronauta para qualquer fim;
- O tempo de deslocamento quando da utilização do passe livre não será considerado, em qualquer hipótese, como hora ou quilômetro voado para efeito de remuneração;
- As empresas constituirão um banco de dados único, no qual serão inseridos o nome completo, CPF e código ANAC dos aeronautas elegíveis ao passe livre de cada empresa. Caso o aeronauta não autorize o compartilhamento destes dados, deverá notificar formalmente sua empresa, refletindo na sua exclusão de utilização do passe livre;
- Só será possível solicitar reservas de stand by para voos com antecedência de 24 horas a até 2 horas antes do voo;
- O mau uso do passe livre, em violação às regras ora estabelecidas, dará ensejo a medidas disciplinares a critério da empresa empregadora;
- As empresas aéreas se reservam no direito de impedir o acesso ao passe livre nos casos de mau uso ou comportamento inadequado;
- Apenas os assentos da classe econômica poderão ser utilizados, não sendo permitida a ocupação – mesmo que estejam disponíveis – dos assentos da classe executiva, dos destinados à comercialização por preço diferenciado e os jump seats. Cada empresa se reserva no direito de permitir a ocupação destes assentos, sem extensão de direito para as demais.
- O mau uso do passe livre, em violação às regras ora estabelecidas, dará ensejo a medidas disciplinares a critério da empresa empregadora;
- As empresas aéreas se reservam no direito de impedir o acesso ao passe livre nos casos de mau uso ou comportamento inadequado;
- Apenas os assentos da classe econômica poderão ser utilizados, não sendo permitida a ocupação – mesmo que estejam disponíveis – dos assentos da classe executiva, dos destinados à comercialização por preço diferenciado e os jump seats. Cada empresa se reserva no direito de permitir a ocupação destes assentos, sem extensão de direito para as demais.
Como utilizar o Passe Livre em cada empresa
ASTA
- Os pedidos dos tripulantes das congêneres para voar ASTA devem ser feitos através do e-mail: aliancas@voeasta.com.br
AZUL
- Login
Acesse o site: https://apps.voeazul.com.br/passelivreintegrado/Login.aspx
Nome de Usuário = CPF
Senha = Código Anac - Escolha dos Voos
Em Nova Reserva, selecione o trecho e data desejada.
Para concluir sua reserva, é necessário informar e-mail e telefone. O código de reserva será gerado e encaminhado pelo e-mail informado. - Check-in e Embarque
Com a reserva, realize o check-in em qualquer canal disponível da Azul (Balcão, Totem ou Web). Com o cartão, apresente-se no portão de embarque, informando ao agente de aeroporto que está como stand-by, devendo aguardar a sua autorização para embarque. Se houver bagagem, estas deverão ser despachadas no balcão.
GOL
- Login
Acesse o site: https://passelivre.voegol.com.br
Nome de Usuário = CPF
Senha = Código Anac - Escolha dos Voos
Em Nova Reserva, selecione o trecho e data desejada.
Para concluir sua reserva, é necessário informar e-mail e telefone. O código de reserva será gerado de imediato, podendo ser impresso ou consultado na opção “Meus voos” Check-in e Embarque.
Em posse do código localizador, realize o check-in nos Totens com até 45 minutos de antecedência do voo e dirija-se ao portão de embarque.
Caso tenha mala a mesma deve ser despachada em nosso check-in.
No portão identifique-se ao nosso colaborador como tripulante de congênere viajando de passe. O mesmo verificará a disponibilidade para embarque.
LATAM
A partir de 05/12/2023 entra em vigor a nova aplicação para emissão de passe livre da LATAM.
O sistema disponível no link https://passelivre.appslatam.com
O primeiro acesso deverá ser realizado utilizando Código ANAC e CPF. Assim que for acessado pela primeira vez, o tripulante deverá cadastrar seu e-mail e uma senha.
O sistema é muito simples e o próprio tripulante terá a possibilidade de escolher o trecho e data de seu voo e, ao confirmar, já estará disponível o código de reserva e bilhete. Todos os passes emitidos poderão ser visualizados na aba “Meus Voos”.
Visando agilizar o processo, o webcheckin estará disponível no próprio sistema 48 horas antes do embarque, mas o tripulante ainda terá a opção de realizar o Check-in através do Totem localizado no Aeroporto.
Com o cartão de embarque em mãos, o tripulante poderá seguir direto para o portão de embarque, lembrando de despachar as malas no balcão, se houver.
Em casos de contingências, o tripulante poderá solicitar a emissão de passe manual por meio de preenchimento de formulário clicando aqui ou acessando https://forms.gle/HCwnZXqqQ1dJTS7a7. Também deverá encaminhar um e-mail para passelivre@tam.com.br informando o problema e o print da tela com o erro, para que possamos resolver o problema junto à Equipe de TI.
Nota: Emita seu passe com antecedência e utilize sempre o seu email corporativo nas suas solicitações.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00 (exceto feriados e emendas).
LATAM CARGO
Os tripulantes, cumprindo os requisitos gerais da CCT, deverão seguir as seguintes regras:
- Envio de e-mail com 24 horas de antecedência informando data e se souber o voo pretendido para coordvcp@tamcargo.com.br;
- Será enviado um link para preenchimento dos dados para embarque de acordo com a informação do voo, disponibilidade e prioridade de embarque;
- Considerando a possibilidade de mudanças de horário, itinerário ou até mesmo o cancelamento do voo, o interessado deverá confirmar as informações sobre o voo com antecedência de 03h00 antes ao embarque, apenas através do e-mail coordvcp@tamcargo.com.br;
- Após confirmação o nome do tripulante será incluído no manifesto de pessoas a bordo e seu embarque será condicionado à apresentação com antecedência mínima de 00:45 min antes do ETD na aeronave.
MODERN LOGISTICS
O tripulante deve enviar um email para passelivre@modern.com.br informando:
- Nome
- Data de Nascimento
- Empresa em que trabalha
- CANAC
- Telefone para contato em caso de urgência
- Data e trecho solicitado
A Modern responderá o email informando a possibilidade de embarque e a sequência de prioridades até 3 horas antes do voo.
Por motivos de segurança, em alguns tipos de operações, haverá restrição ao transporte de tripulantes no sitema passe livre.
OMNI
Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se dirigir diretamente ao Comandante da aeronave para verificar a disponibilidade de assentos.
O critério adotado será por ordem de chegada e como desempate será utilizado será utilizada a hierarquia (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário). Em qualquer outra situação, o critério será estabelecido pelo Comandante do Voo
SIDERAL
Os tripulantes cumprindo com os requisitos gerais da CCT interessados em utilizar os voos da empresa, deverão enviar um e-mail para passe-sideral@siderallinhasaereas.com.br informando:
- Nome Completo;
- Data de nascimento;
- Empresa em que trabalha;
- Código ANAC;
- Telefone para contato em caso de urgência;
- E-mail para resposta; e
- Data e trecho solicitado:
- A Sideral Linhas Aéreas responderá ao e-mail informando a possibilidade de embarque com o envio de um e-mail de autorização STAND BY, que deverá ser apresentado ao CMTE do voo.
- Uma vez este passe emitido, o tripulante passe livre deverá se apresentar totalmente uniformizado com antecedência mínima de 15 minutos da decolagem diretamente na porta do avião da Sideral Linhas Aéreas, onde será recebido pelo Comandante do voo o qual verificará a disponibilidade de acentos conforme prioridade e providenciará o preenchimento do Manifesto de Passageiros.
- Lembramos que o envio da autorização emitida pela empresa não garante o em embarque, por se tratar de aeronaves cargueiras possuímos pouca disponibilidade de assentos.
- Por motivos de segurança, em alguns tipos de operações, haverá restrição ao transporte de tripulantes no sistema passe livre.
- O atendimento e resposta das solicitações será realizada de segunda-feira às 08h00 a sábado às 04h00.
- Caso deseje consultar de malha e horários de voos da Empresa, o tripulante deverá entrar em contato no telefone (41) 3116-9065.
- Transporte no aeroporto do GIG: especificamente neste aeroporto, a empresa irá disponibilizar condução do CA até a aeronave as 00:00 para o voo GIG – GRU e as 03:00 para o voo GIG – SSA.
TOTAL
O tripulante deverá dirigir-se, por meios próprios, diretamente à porta da aeronave, adequadamente uniformizado e identificado. Nesse momento, o comandante do voo selecionará aqueles que embarcarão, observando as prioridades estabelecidas no item 8 das regras do passe livre (ordem de chegada à aeronave).
Se houver bagagens, por limitação de espaço na cabine de comando, elas deverão ser despachadas no porão da aeronave. Os tripulantes da TOTAL terão prioridade sobre os tripulantes de outras empresas.
TOTAL EXPRESS
Os pedidos dos tripulantes das congêneres para voar ANIVIA devem ser feitos através do e-mail: anivia.ccoa@totalexpress.com.br, com 24 horas de antecedência para averiguar o horário correto do voo e devem constar o nome completo do tripulante, data de nascimento, código ANAC e contato para emergência
VOEPASS
Os tripulantes, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverão se apresentar no balcão de check in da companhia, portando uma xerox do crachá que deverá ser entregue ao funcionário que está efetuando o atendimento. A bagagem obrigatoriamente deverá ser despachada. O critério para desempate no embarque utilizado será o de hierarquia funcional (Comandante, Copiloto, Mecânico de Voo e Comissário).
LEVU
O tripulante, cumprindo com os requisitos gerais da CCT, deverá dirigir-se, por meios próprios, diretamente à porta da aeronave, adequadamente identificado. Nesse momento, o comandante do voo selecionará aqueles que embarcarão, observando as prioridades estabelecidas nas regras do passe livre (ordem de chegada à aeronave). Os tripulantes da LEVU terão prioridade sobre os demais tripulantes de outras empresas.
Dúvidas entre em contato em passelivre@snea.com.br.