Notas e Releases

Comunicado do SNEA sobre as Negociações Sindicais do Setor Aéreo - 04/11

04 de Novembro, 2022

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) se reuniu novamente nessa sexta-feira (4) com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) para apresentar considerações e evoluções a respeito da negociação da renovação CCT 2022/ 23.

No início da manhã, o SNA apresentou as considerações acerca das premissas trazidas pelas empresas na última reunião e considerou avançar nos critérios, como: folga voluntária, treinamentos online e início do período do gozo de férias, conforme abaixo:

• Folga Voluntária: flexibilidade da redução do número de folgas de 10 para 9 de forma voluntária, com pagamento adicional;
  • Treinamento: realização de cursos complementares de forma online, com pagamento adicional;
  • Início do período do gozo das férias: início das férias coletivas ou individuais em qualquer dia, desde que não coincida com a folga ou compensação de repouso semanal.

Na visão do SNEA, os pontos acima podem trazer ganhos adicionais para o aeronauta:

A opção de escolha das folgas traz para o aeronauta o aumento da expectativa de ganho financeiro; o treinamento online dá a liberdade ao aeronauta de escolher o dia de realização sem perda financeira; e o critério das férias melhora a distribuição da escala para o aeronauta, evitando sábados, domingos e feriados.

O SNEA flexibilizou as premissas anteriormente trazidas, aceitando as condições acima e possibilitando a construção conjunta dos itens. Além disso, nos critérios de cláusulas econômicas, o SNEA avançou na concessão do reajuste integral do INPC aos aeronautas, associado a tais itens.

O SNEA reforça que ao longo de todas as etapas das negociações tem sido avaliadas flexibilidades, novas possibilidades e novas premissas, com o objetivo de encontrar oportunidades de evolução nas negociações. Vale ressaltar que desde o início das negociações, o SNEA tem feito concessões, como a garantia da manutenção das cláusulas da convenção 2021/ 22.

O SNEA acredita que um processo de negociação somente terá evolução e conquistas quando as partes entendem que o equilíbrio na relação é um fator importante para se chegar a um acordo, e está totalmente aberto para que este seja conquistado.

Este Sindicato se compromete a manter atualizações constantes, neste site, sobre todas as informações referentes às negociações e suas evoluções