Notas e Releases

Comunicado do SNEA sobre as Negociações Sindicais do Setor Aéreo - 07/12

07 de Dezembro, 2022

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) apresentou ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) mais uma proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho 2022/23.

Nesta nova proposta, o SNEA propôs compor na CCT as cláusulas abaixo:

Piso Salarial, diárias nacionais, seguro e vale alimentação: reajuste de 100% do INPC;

Início do período do gozo das férias: o início das férias coletivas ou individuais não poderá coincidir com o dia de folga ou compensação de repouso semanal;

Passe livre: possibilidade de antecipação de voo diretamente no portão de embarque, desde que o voo não esteja encerrado e obedecendo as regras de concessão;

Tempo em solo: na execução de escalas, caso o tempo em solo entre etapas supere 120 minutos no período noturno e 180 minutos no período diurno, será assegurado ao aeronauta descanso adequado em hotel.

O SNA levará a proposta da CCT 22/23 para votação nos dias 8 e 9 de dezembro.

O SNEA também trouxe ao sindicato como proposta a criação de um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), exclusivo para os Tripulantes da Azul e Gol, com os itens retirados da CCT 22/23, sendo: a redução de 10 para 9 folgas voluntárias, critérios para postergação de folga e treinamentos online. Além disso, se comprometeu a desenhar, junto às empresas, as cláusulas que irão compor os critérios citados, para que seja levado para votação em breve.

Este Sindicato se compromete a manter atualizações constantes, neste site, sobre todas as informações referentes às negociações e suas evoluções.