Notas e Releases

SNEA adere ao 25by2025, iniciaiva da IATA para aumentar a presença de mulheres na aviação

08 de Março, 2023
 

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) aderiu ao 25by2025, iniciativa global e voluntária da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) que visa aumentar a representação feminina no setor da aviação. Até agora, 189 companhias aéreas e organizações já aderiram à iniciativa, que tem como objetivo mudar as principais métricas do setor.

A iniciativa da IATA foi criada em 2019 com a finalidade de mudar as principais métricas de diversidade e inclusão, aumentando em pelo menos 25% até 2025 o número de mulheres em cargos de liderança e em áreas sub-representadas. Com a adesão do SNEA, o número de signatários nas Américas aumenta para 40 (o maior percentual dentre os membros IATA de todas as regiões), ficando atrás apenas da Europa, com 82 participantes do total de 189.  

Para o Presidente do SNEA e Diretor Financeiro, Administrativo e Compliance da ABEAR, Antonio Augusto do Poço Pereira, a participação feminina em cargos gerenciais demonstra o compromisso das duas entidades com a diversidade e traz resultados positivos. “As trocas entre homens e mulheres na alta liderança é fundamental, pois é com essa pluralidade que conseguimos resultados mais amplos e resolvemos melhor questões complexas. Somos todos entusiastas do setor aéreo e trabalhamos juntos pelo seu crescimento”, aponta Poço Pereira.

*IATA*

“Estamos contentes em ver as companhias aéreas e associações da região liderando o caminho para que o 25by2025 seja uma realidade. Ter o SNEA se comprometendo em apoiar essa iniciativa é mais um importante passo nesta direção”, diz Peter Cerdá, Vice-presidente regional da IATA para as Américas.

O estudo da McKinsey “Women in the workplace 2022” afirma que a igualdade de gênero é importante não apenas do ponto de vista ético, mas também para o sucesso dos negócios, pois equipes diversas são mais inovadoras, adaptáveis, resilientes e com melhor desempenho. A IATA espera alcançar os objetivos da iniciativa até 2025 e continuar trabalhando para tornar o setor aéreo brasileiro mais diverso.