Notas e Releases

SNEA finaliza reuniões com aeroviários e aeronautas para negociação da Convenção Coletiva 2019/2020

27 de Novembro, 2019
 

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) promoveu, na terça-feira (26), a última rodada de reuniões com as representações sindicais de aeronautas e aeroviários para a negociação dos termos da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período 2019/2020. Estiveram presentes as lideranças do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC), da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos (FNTTA) e respectivos sindicatos filiados.

As reuniões foram realizadas com cada organização sindical em três mesas separadas. Durante os encontros, as lideranças sindicais e os representantes das empresas aéreas defenderam os últimos pontos das propostas discutidas ao longo das negociações. A partir de agora, cada entidade irá promover assembleias com as bases dos respectivos sindicatos filiados para apreciação e deliberação dos itens negociados.

O presidente do SNEA, Ronaldo Trad, destaca que durante o período de negociação, todas as cláusulas das pautas de reivindicações foram analisadas criteriosamente. “Foram consideradas a complexidade do segmento aéreo e da situação econômica nacional para construirmos uma Convenção equilibrada para os interesses de trabalhadores e companhias aéreas”, informa. “As propostas apresentadas foram o resultado de uma construção justa entre as cláusulas sociais e econômicas”, acrescenta.

O cronograma das reuniões respeitou o compromisso assumido no início do processo de negociação para atender a data-base das duas categorias, em 1º de dezembro. O SNEA, agora, aguarda o resultado das assembleias para definir as próximas etapas em direção à assinatura da CCT que regrará as relações de trabalho de 01/12/2019 a 30/11/2020.