Notas e Releases

Nota SNEA

23 de Dezembro, 2022
 

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) informa que a proposta apresentada ontem (22/12) pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) não foi aceita pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). 

A proposta foi a segunda apresentada pelo TST e previa aumento salarial equivalente ao INPC mais ganho real de 1% para todas as cláusulas econômicas, incluindo salários fixos e variáveis, diárias nacionais, seguro e vale alimentação, entre outras. Cabe destacar que se trata da terceira proposta negada pelo sindicato. A primeira foi apresentada pelo SNEA ainda no âmbito da negociação sindical. 

De acordo com a assembleia virtual do SNA realizada ontem (22), a greve está mantida das 6h às 8h nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Viracopos, Porto Alegre, Brasília, Confins e Fortaleza nesta sexta-feira (23), véspera do feriado de Natal. 

O SNEA enfatiza que iniciou as negociações desde os primeiros dias de outubro deste ano para preservar os direitos dos tripulantes, estendendo a validade da CCT vigente até o fim das negociações, e garantir as viagens aéreas dos passageiros, especialmente durante a alta temporada. Além disso, após encerrada as negociações diretas entre sindicatos, no último fim de semana, as companhias aéreas acataram a primeira proposta de mediação elaborada pelo TST, que foi rejeitada pelo SNA.

É importante destacar, ainda, que o preço das passagens aéreas foi fortemente impactado por conta da pandemia, da desvalorização do real frente ao dólar e do conflito na Ucrânia, resultando no aumento do preço do petróleo. O querosene de aviação (QAV) acumula alta de 118% na comparação com o ano de 2019 e hoje representa mais de 50% dos custos totais das empresas, que por sua vez têm uma parcela de cerca de 60% dolarizada. De 2016 a 2021, as empresas aéreas acumulam prejuízo de R$ 41,8 bilhões, segundo dados da ANAC. Além disso, o setor segue enfrentando os impactos da pandemia, quando foi deflagrada a maior crise de sua história.